Um exame de ultrassonografia é um método de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens precisas de estruturas anatômicas em seu corpo. O ultrassom, também chamado de sonografia, é valioso no diagnóstico de uma variedade de doenças e condições. A maioria dos exames de ultrassom é feita usando um dispositivo de sonar fora do seu corpo, embora alguns exames envolvam colocar um dispositivo dentro do corpo (ultrassom invasivo). O ultrassom é um procedimento seguro. Não há riscos diretos de um exame de ultrassom diagnóstico.
Por que é feito?
O ultrassom pode ser usado para:
Avaliar um feto
Diagnosticar a doença da vesícula biliar
Avaliar o fluxo nos vasos sanguíneos
Guiar uma biópsia de agulha
Verificar sua glândula tireoide
Revelar e avaliar estruturas anatômicas
O que é Ecodoppler?
O ecodoppler é uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para eco) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatômicas.
Para a realização do ecodoppler é utilizado um ecógrafo. Através de uma sonda são obtidas imagens que possibilitam a análise da saúde do paciente através do fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.
Existem duas formas principais de avaliação: doppler cor ou colorido e o doppler espectral.
Alguns exames de ultrassonografia não requerem preparação prévia, outros exigem que você renuncie a comida e líquidos, enquanto outros ainda exigem que você beba líquidos.
Maiores informações e preparos serão fornecidos ao paciente no momento do agendamento do exame.
O exame completo é geralmente concluído entre 15 e 45 minutos.